Casa da Cultura: 6 lugares para conhecer no Brasil

O turismo cultural ganha cada vez mais força no Brasil, com muitas pessoas valorizando nossas raízes e tradições. Com dimensões territoriais continentais, nosso país é extremamente diverso, sendo colonizado pelos mais diferentes países, além dos próprios indígenas que já estavam aqui muito antes. Por mais que conseguimos manter até os dias de hoje muitos costumes, é importante manter vivo o interesse por essa área, sendo que as Casas de Cultura têm um papel muito importante nesse sentido. Portanto, se você quer fazer um passeio cultural, não deixe de acompanhar o post de hoje e conheça 6 Casas da Cultura brasileiras.

1. Casa da Cultura Dide Brandão, Itajaí, Santa Catarina

Muitas pessoas procuram por uma imobiliária em Itajaí, visto que a cidade é referência em qualidade de vida, opções de lazer e economia. Com os lançamentos na Praia Brava, a cidade alcançou um patamar nunca visto antes. Contudo, mais do que belezas naturais, luxo e lazer, a cidade não deixa de lado sua cultura, com diversos museus, igrejas e outros pontos culturais.

A Casa da Cultura Dide Brandão foi inaugurada em 1982, com o objetivo de elevar o nível intelectual da comunidade por meio de vivência cultural constante. Sendo assim, ela conta com sala de leitura, biblioteca, salas de aula, de estudo, auditório e galerias, onde é possível apreciar diversas formas de atividades artísticas. Além disso, oferece cursos de dança, música, artes cênicas e plásticas.

2. Casa da Cultura PE, Recife, Pernambuco

Esse é um antigo presídio de Recife, desativado há cerca de 40 anos, que hoje funciona como uma das Casas da Cultura mais interessantes do país. Afinal, depois de ser totalmente revitalizado, o local oferece diversas atrações, como as Exposições de Peças em barro ou cerâmica, venda do delicioso Bolo de Rolo, considerado Patrimônio Imaterial do Estado, uma livraria especializada em livros de Pernambuco, etc. Além disso, cada cela se tornou uma loja, vendendo castanhas, tecidos, artesanatos, artigos de decoração, roupas, etc. Mas, caso queira conhecer como era o local antigamente, também existem salas que contam sobre sua história.

3. Casa da Cultura Mario Quintana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Inaugurada em 1990, sete anos depois do Estado adquirir o prédio do Hotel Majestic, reformá-lo e outorgá-lo como patrimônio histórico da cidade, a Casa da Cultura é uma das mais famosas do Brasil. Esse é o lugar ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura gaúcha, com espaço para cinema, música, dança, teatro, literatura, artes visuais, etc. Inclusive, o local mostra muito mais do que os tradicionais chimarrão e churrasco.

A maior atração da Casa da Cultura Mário Quintana é uma sala, onde foi reproduzido o último quarto onde viveu o poeta com objetos originais. Além disso, você não pode deixar de sentar no terraço, no Café Santo de Casa, e observar o pôr do sol no Rio Guaíba.

4. Casa da Cultura, Araras, São Paulo

O edifício do final do século XIX abriga um acervo de mais de 300 quadros, gravuras e esculturas, assim como uma parte da Escola de Artes e Ofício de Araras. Servindo como cadeia, fórum e sede da Câmara Municipal, a Casa da Cultura foi considerada um momento de interesse arquitetônico pela Secretaria de Estado da Cultura. Totalmente preservado e restaurado, hoje o prédio é sede de diversos eventos, além de exposições de artes plásticas, shows, etc.

5. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza, Ceará

Com uma arquitetura diferenciada, esse é um dos centros culturais mais inusitados do país e também um dos maiores. Ele possui cerca de 30 mil metros quadrados, abrigando o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, que conta com mais de mil obras no acervo e peças da Pinacoteca do Estado e do acervo do pintor Antônio Bandeira. Além disso, o Planetário Rubens de Azevedo também está aqui, sendo uma grande contribuição para a astronomia, com aparelhos alemães que estão entre os mais modernos do mundo. Inclusive, é o único planetário do Brasil a projetar o arco-íris com 20 projetores de multimídia.

6. Instituto Moreira Salles, Poços de Caldas, Minas Gerais

Composto por um chalé centenário e um centro cultural com mais de mil metros quadrados de área expositiva, o Instituto Moreira Salles em Poços de Caldas conta com um acervo que reúne textos e fotos antigos da cidade. Além disso, costuma realizar exposições e projeções de vídeos abertas ao público. Vale lembrar ainda que no chalé Cristiano Osório, é possível saborear um delicioso café mineiro, com cardápio variado de lanches, doces, tortas e salgados, além de diferentes tipos de café.

Então, agora que você conhece algumas das melhores Casas da Cultura de nosso país, já pode escolher qual visitar primeiro em sua próxima viagem. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim terá o máximo de aproveitamento no passeio, garantindo a melhor experiência de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *