O selo ecológico Bandeira Azul é a maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo, levando em consideração questões como gestão ambiental, qualidade da água, bem-estar, segurança e serviços. Mas, para receber essa honra, é necessário seguir uma lista bastante rigorosa de critérios, correndo o risco de perder o selo, caso não siga à risca as exigências. No Brasil, são diversas praias que receberam o prêmio, fazendo com que muitas pessoas queiram visitá-las, a fim de apreciar a beleza, sustentabilidade e preservação ambiental. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as 10 praias brasileiras com Bandeira Azul para você conhecer.
1. Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú, Santa Catarina
Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Balneário Camboriú, a fim de investir nos apartamentos e outros imóveis da cidade e até mesmo morar na região. Afinal, oferece qualidade de vida de alto nível, assim como realiza investimentos constantes em melhorias. A Praia do Estaleiro com o selo Bandeira Azul é um ótimo exemplo de como a cidade se esforça em oferecer o melhor para seus habitantes e turistas. Muito preservada e tranquila, ela é perfeita para curtir ao máximo o contato com a natureza, sendo cercada por Mata Atlântica.
2. Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina
Pequena e tranquila, a Praia do Estaleirinho tem se destacado como um destino de luxo, sendo palco de algumas festas badaladas em suas pousadas e hotéis. Com cerca de 1 km de extensão e areia grossa, o mar tem águas cristalinas, sendo perfeita para quem quer descansar com muito conforto e vista de tirar o fôlego.
3. Praia da Reserva, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Outra ótima praia para quem quer relaxar, a Praia da Reserva fica em uma área de proteção ambiental, com vegetação de restinga a cerca de 6 km do posto 5 da Praia da Barra. Com 8 km de faixa de areia, ela não é tão fácil de chegar de transporte público. Por isso, é uma ótima opção para quem ser sossego em meio ao agito do Rio de Janeiro.
4. Praia da Sereia, Vila Velha, Espírito Santo
Essa é a primeira praia do Espírito Santo a receber o selo Bandeira Azul, com excelente balneabilidade, além de receber muitas melhorias na infraestrutura do calçadão, ciclovias, corrimãos, rampa, instalação elétrica, etc. Bastante tranquila e sem ondas, ela é excelente para pescar, praticar mergulho e passear com crianças.
5. Praia do Patacho, Porto das Pedras, Alagoas
Com areias claras, água transparente e coqueiros a perder de vista, a Praia do Patacho é praticamente deserta, sendo perfeita para um dia de sossego. Na maré baixa, forma diversas piscinas naturais incríveis e ideais para observar a rica vida marinha da região. Ainda que não tenha barracas, bares ou restaurantes, com certeza ela merece sua visita.
6. Praia do Tombo, Guarujá
Essa é a única praia paulista com o selo, recebendo em 2020 a décima primeira certificação consecutiva. Com cerca de 850 metros de comprimento, ela é bastante popular entre jovens e surfistas, visto que tem características de praia de tombo e com boas ondas para praticar o esporte.
7. Praia de Mariscal, Bombinhas, Santa Catarina
Com extensa faixa de areia branca e fina, a Praia de Mariscal possui águas cristalinas, envolta por vegetação de restinga preservada. Seu nome se deu pela grande quantidade de mariscos nos costões e ela ainda conta com ótimas opções de bares e restaurantes, sendo uma das maiores de Bombinhas.
8. Praia do Peró, Cabo Frio, Rio de Janeiro
A Praia do Peró fica em Cabo Frio e se destaca pelos quiosques e dunas de areia fininha. Essa foi a única da Região dos Lagos a receber o selo, sendo predominantemente familiar. No canto esquerdo fica o Parque Estadual da Costa do Sol, permitindo uma vista panorâmica de tirar o fôlego da região.
9. Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador, Bahia
A Praia de Nossa Senhora de Guadalupe foi a primeira praia baiana a conquistar o selo ecológico Bandeira Azul, sendo uma das mais procuradas na Ilha dos Frades, em Salvador. Com sua vegetação típica da Mata Atlântica, águas cristalinas e quentinhas, conquista a todos os viajantes que passam por lá.
10. Prainha, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Com apenas 700 metros de extensão e envolta por morros cobertos de Mata Atlântica, a Prainha conquistou o coração dos surfistas cariocas. Localizada no final da Praia do Recreio, ela é um verdadeiro paraíso, visto que não se vê construções ao redor. Mas, chegue cedo, pois a procura é grande.
Então, agora que você conhece algumas das principais praias brasileiras com selo Bandeira Azul, já pode escolher qual visitar primeiro. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim poderá conhecer também outros pontos turísticos da região com tranquilidade, garantindo, portanto, a melhor experiência de viagem.
- Quando Posso Fazer Intercâmbio nos EUA Sozinho? - 23 de agosto de 2024
- Qual é a melhor época para comprar mala de viagem com descontos - 19 de agosto de 2024
- Pode levar suplementos no avião internacional seguindo regras - 16 de agosto de 2024