Rio Grande do Sul é um estado característico, colonizado principalmente por alemães e italianos, com paisagens de tirar o fôlego e temperaturas baixas em boa parte do ano. Contudo, mais do que isso, a região é referência em qualidade de vida, oferecendo bem-estar e infraestrutura para seus moradores e atraindo cada vez mais pessoas para morar. Inclusive, são muitas as boas cidades para morar no Rio Grande do Sul e, justamente por isso, sabemos que pode ser difícil escolher a ideal. Então, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje uma lista com as melhores cidades gaúchas para se viver.
1. Gramado
A primeira cidade de nossa lista não poderia ser outra. O principal destino de inverno do país é ainda um recanto de belezas naturais e qualidade de vida. Com excelentes índices de segurança, a cidade investe constantemente em melhorias para oferecer o melhor para seus moradores e turistas. Inclusive, as casas em condomínio em Gramado são as melhores alternativas para quem quer morar com bem-estar, segurança e infraestrutura. Além disso, muitos também procuram esses imóveis como forma de investimento no mercado imobiliário, que cresce cada vez mais na região.
2. Novo Hamburgo
Novo Hamburgo nasceu da imigração alemã, sendo um grande exemplo de cidade que se desenvolve de forma constante. Além disso, é famosa pelo grande “cinturão verde”, uma região projetada aos redores da cidade com árvores de diferentes espécies, que contribuem com o bem-estar de seus moradores. Mas, além da natureza, Novo Hamburgo ainda conta com economia aquecida, baseada em sua potente indústria agrícola, de couro e de calçados, responsável por gerar empregos e desenvolver toda a região.
3. Esteio
Localizada na região metropolitana, Esteio está a apenas 20 km da capital Porto Alegre e apresenta um crescimento constante. Inclusive, nesse município grandes indústrias e polos comerciais promovem um dos melhores indicadores de renda, educação e saúde da região metropolitana de Porto Alegre. A cidade ainda se mantém focada na qualidade de vida dos moradores e desenvolvimento, realizando grande eventos culturais e de agroindústria. Além disso, está próximo de cidades importantes, como São Leopoldo, uma ótima opção para estudar.
4. Lajeado
Localizada no Vale do Taquari, a cidade de Lajeado abriga belos vales e montanhas, que foram os responsáveis por tornar essa cidade parte da rota turística do Estado. Contudo, mais do que a natureza preservada, o município atrai muitos moradores por sua forte cultura, que preserva até os dias de hoje costumes dos colonizadores portugueses, italianos e alemães. Isso se reflete na gastronomia, arquitetura e até mesmo no comportamento dos cidadãos.
5. Porto Alegre
A capital gaúcha não poderia ficar de fora de nossa lista, com um centro comercial altamente diversificado, abrigando opções de lazer e entretenimento para todas as idades e públicos. Da mesma forma, serviços de transporte e acessibilidade permitem que os habitantes aproveitem a cidade por completo. O grande diferencial de Porto Alegre é que mesmo com mais de 1,4 milhão de habitantes, ela consegue manter a tranquilidade do interior, não sendo caótica como as demais capitais brasileiras.
6. Carlos Barbosa
A cerca de 100 km de Porto Alegre, essa cidade da Serra Gaúcha possui relevo típico de altos montes, que chegam a 750 metros de altitude, e vales profundos, descendo 130 metros. Justamente essas características em conjunto formam cenários exuberantes, que encantam visitantes e moradores. Além disso, é um ótimo lugar para a prática de esportes, com muito verde e ar puro. Da mesma forma, é sede de um dos principais times de futsal do país.
7. Garibaldi
A 640 metros de altitude, a cidade de Garibaldi é bastante peculiar. Colonizada por imigrantes italianos, ela teve forte influência da cultura francesa, que foi transmitira pelas congregações religiosas responsáveis pela educação dos moradores por décadas. Além disso, também recebeu muitos imigrantes sírio-libaneses, que contribuíram significativamente para o comércio da região. Como consequência, o município hoje possui uma grande diversidade econômica e cultural, sendo rico em história e um ótimo lugar para se viver.
8. Estrela
Localizada na microrregião de Lajeado, a pequena cidade de Estrela encanta a todos, mas principalmente quem quer morar em meio às paisagens típicas gaúchas, clima de sossego e total harmonia. Com pouco menos de 30 mil habitantes, ela possui excelente qualidade de vida, assim como é destaque na área de educação. Inclusive, é uma das poucas cidades brasileiras livre de analfabetismo, assim como abriga diversas instituições de ensino, fundamental, médio, superior e de extensão.
Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar, você já pode escolher onde será seu próximo lar. Mas, lembre-se de avaliar o cenário como um todo, observando a segurança, educação e saúde, opções de lazer, economia, belezas naturais, cultura, etc. Assim, você garante uma cidade completa e que atenda às necessidades e preferências de toda a família.
- Quando Posso Fazer Intercâmbio nos EUA Sozinho? - 23 de agosto de 2024
- Qual é a melhor época para comprar mala de viagem com descontos - 19 de agosto de 2024
- Pode levar suplementos no avião internacional seguindo regras - 16 de agosto de 2024