8 museus para conhecer na região Sul do Brasil

A região Sul do Brasil é riquíssima em história, belezas naturais, vinhedos e muitas opções de lazer. Sendo assim, é comum receber muitos turistas ao longo do ano, seja para curtir as praias ou montanhas. Mas, independente se prefere o frio ou calor, é fato que um passeio cultural durante os dias de descanso pode ser bastante interessante. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com os melhores museus da região Sul para você conhecer em sua próxima viagem. Vamos lá?

1. Museu da Madeira, Rio do Sul, Santa Catarina

Famosa por suas belezas naturais e economia aquecida, essa cidade atrai não apenas turistas, mas também novos moradores à procura de uma imobiliária em Rio do Sul, a fim de garantir qualidade de vida e boas oportunidades profissionais. Há muito o que fazer no município e uma opção de passeio é o Museu da Madeira, fundado em 2011 e localizado dentro do Parque Universitário da UNIDAVI. Ele preserva a história do Ciclo da Exploração da Madeira no Alto Vale do Itajaí, que teve grande importância em seu desenvolvimento econômico.

2. Casa da Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Além de muito bonito, o museu promove diversas atividades voltadas para o cinema, música, dança, artes visuais, teatro e literatura. Ligado a esses temas, a Casa da Cultura promove exposições e muitos eventos culturais, além de contar com duas bibliotecas e uma discoteca. Vale lembrar que o espaço ainda oferece oficinas e conta com uma extensa programação para crianças, sendo considerado um dos melhores museus do Sul do Brasil. Ele está localizado na Rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre.

3. Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Paraná

Esse é um dos museus mais visitados do Sul do Brasil e isso não é à toa, visto que ele foi projetado pelo grande Oscar Niemeyer. Muitos turistas que visitam Curitiba vão para apreciar as obras desse museu em específico, que abriga trabalhos de artes visuais, arquitetura, design e urbanismo. Seu acervo conta com mais de 3400 peças de grandes artistas, como Tomie Othake, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e do próprio Niemeyer.

4. Museu São Miguel das Missões, São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

Localizado dentro do Sítio Arqueológico Ruínas de São Miguel das Missões, ele é considerado Patrimônio Cultura da Humanidade pela Unesco. O Museu foi projetado pelo famoso arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que também contribuiu para o Plano Piloto em Brasília, e imita uma habitação indígena. É aqui que está o maior acervo brasileiro de esculturas de santos feitas pelos índios e algumas trazidas da Europa. Inclusive, eles sempre estão por lá vendendo artesanatos.

5. Museu Casa de Anita, Laguna, Santa Catarina

Essa é a casa onde viveu a famosa heroína catarinense e hoje em dia abriga um museu que conta sua trajetória com um acervo riquíssimo com móveis da época e até mesmo seus utensílios pessoais. Além disso, o mastro do navio Seival, uma das embarcações de Giuseppe Garibaldi, também está exposto no museu. Ele foi fundado em 1970, sendo que até então era um restaurante, mas que hoje em dia é uma verdadeira joia histórica.

6. Museus de Ciências e Tecnologia PUC-RS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Esse é um ótimo museu para conhecer com as crianças ou até mesmo sozinho, apresentando os conceitos de matemática, física e química de uma forma lúdica e diferente, com sombras, espelhos e até mesmo choque elétrico. Com certeza o passeio é uma das melhores formas de aprender mais ao mesmo tempo que se diverte, o que aguça ainda mais nossa curiosidade. O grande destaque é o Giroscópio Humano, um aparelho utilizando no treinamento de astronautas que torna o visitante o protagonista.

7. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, Paraná

Conhecido também como MAC, aqui os visitantes podem explorar um rico acervo histórico, com pinturas, esculturas, desenhos e gravuras que totalizam cerca de 1500 obras. Ele funciona desde 1974 em um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Escolas e grupos interessados podem ainda agendar uma visita com guia monitorada para conhecer melhor o local.

8. Museu Nacional do Mar, São Francisco do Sul, Santa Catarina

Por fim, esse museu conta com uma sala totalmente dedicada ao Rio São Francisco e outros 17 espaços para explorar, como o do aventureiro Amyr Klink. O grande objetivo do museu é valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar, sendo considerado um dos melhores do Brasil.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores museus espalhados pela região Sul, já pode escolher qual será seu próximo destino. Uma boa dica é ter um bom planejamento, pesquisando com antecedência os pontos turísticos e o que deseja visitar. Dessa forma, você garante conhecer tudo com calma e, assim, a melhor experiência de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =