Turismo cultural no Brasil: os melhores destinos para conhecer

O Brasil é um país muito rico em belezas naturais, opções de lazer e uma cultura bastante diversa. Afinal, por suas dimensões territoriais extensas e colonizado por vários países, até os dias de hoje ele preserva características dessa época. Cada um dos estados brasileiros possui suas características e conta diferentes e marcantes histórias. Justamente por isso, para quem busca pelo turismo cultural, opções é o que não faltam por aqui. Portanto, se você está pensando em viajar, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja 8 destinos culturais para conhecer no Brasil.

1. Itajaí, Santa Catarina

Famosa por suas belas praias e economia aquecida devido ao Porto de Itajaí e o mercado imobiliário, muitos procuram apartamentos frente mar a fim de investir na região, principalmente junto de uma imobiliária na Praia Brava. No entanto, para os amantes de cultura, a cidade também tem muito a oferecer. São diversos lugares para explorar, como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, o Mercado Público de Itajaí, Mercado do Peixe, além da Casa da Cultura Dide Brandão, é claro.

2. Tiradentes, Minas Gerais

Essa é uma das muitas cidades históricas mineiras, mas tem um toque especial de charme e cultura. O pequeno município de Tiradentes se destaca pela grande variedade de festivais artísticos e culturais que acontecem ao longo do ano, como a Mostra de Cinema, Festival de Cultura e Gastronomia, além do Bikefest. Por ter sido palco da Inconfidência Mineira e conservar até os dias de hoje a arquitetura colonial, a cidade é Patrimônio Público da Humanidade. Além disso, a culinária mineira, por si só, já é um grande atrativo cultural.

3. Porto Velho, Roraima

Localizada na região Norte do Brasil, a cidade de Porto Velho possui muitos traços da cultura indígena até os dias atuais. Contudo, além disso, também é uma região referência em eventos religiosos. Isso porque, é aqui que está a famosa Jerusalém da Amazônia, a maior cidade cenográfica do mundo, que é palco de encenação de um dos grandes eventos culturais do local: a Paixão de Cristo, que acontece durante a Semana Santa.

Vale lembrar ainda que para os amantes de história e arte, Porto Velho abriga diversos museus.

4. Pirenópolis, Goiás

A região é bastante famosa por suas paisagens naturais, com cachoeiras, parques e reservas, áreas rurais, chácaras, além de museus, teatros, igrejas e eventos religiosos. Inclusive, a cidade é sede da Festa do Divino Espírito Santo, em que uma das atrações principais é uma apresentação teatral ao ar livre, que representa uma batalha medieval entre cristãos e mouros. Além disso, vale lembrar que a cidade tem sua própria cultura, com culinária típica, muita música, dança e artesanato.

5. Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Porto Alegre abriga a famosa Casa da Cultura Mário Quintana, inaugurada em 25 de setembro de 1990. Os arquitetos responsáveis desenvolveram um projeto incrível no antigo Hotel Majestic, tornando-o patrimônio histórico da capital gaúcha. O local é perfeito para conhecer mais sobre a cultura regional, com espaço para cinema, música, artes visuais, dança, teatro e literatura, permitindo explorar mais sobre a cultura, além do chimarrão, churrasco e danças típicas.

6. Blumenau, Santa Catarina

Localizada na região do Vale do Itajaí, Blumenau é famosa por sediar a famosa Oktoberfest, festa alemã também conhecida como Festa da Cerveja. Contudo, além desse evento, muitos outros atrativos chamam a atenção dos turistas, como os parques, museus e centros culturais e históricos. Além disso, ela mantém até os dias de hoje as tradições europeias trazidas pelos imigrantes à região. Com arquitetura diferenciada e típica alemã, com certeza você vai se encantar.

7. Fortaleza, Ceará

Fortaleza abriga o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sendo um dos centros mais inusitados do Brasil devido sua arquitetura diferenciada, com temas modernos e ousados, além de ser um dos maiores do Brasil. Com cerca de 30 mil metros quadrados, você poderá conhecer o MAC (Museu de Arte Contemporânea Cearense), Planetário, Biblioteca Estadual, além de apreciar a arquitetura, é claro.

8. São Raimundo Nonato, Piauí

A cidade de São Raimundo Nonato se destaca por abrigar diversos sítios arqueológicos e paleontológicos pré-históricos, considerados grandes museus a céu aberto e um verdadeiro prazer para os amantes do turismo cultural. Além disso, o município ainda encanta por seus artesanatos e gastronomia local, conquistando a todos os visitantes. Também é aqui que está a entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, visto que é a área de maior concentração de sítios pré-históricos de toda a América.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos culturais para visitar em nosso país, já pode escolher para onde será sua próxima viagem. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim você garante que irá conhecer todos os pontos turísticos e culturais com calma e tranquilidade, promovendo a melhor experiência em seus dias de descanso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 8 =