9 castelos para conhecer no Brasil

9 castelos para conhecer no Brasil

Por mais que a história do Brasil seja marcada principalmente pela presença dos estilos neoclássico e arquitetura barroca, algumas cidades espalhadas pelo nosso país contam com a presença de castelos. Ainda que esse tipo de construção nos remeta à idade média e Europa, existem muitos deles distribuídos ao longo do território brasileiro, com arquitetura bela e imponente. Sendo assim, se você é um amante de castelos e quer conhecer um pouco mais sobre as construções brasileiras, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e saiba mais sobre os 9 castelos que você precisa.

1. Castelo São João, Recife Pernambuco

A cidade de Recife é uma das capitais mais interessantes do país, com praias de tirar o fôlego, opções de lazer variadas e excelente qualidade de vida. Justamente por isso, muitos procuram uma imobiliária em Recife, a fim de investir ou morar na região. Inclusive, é aqui que está um dos castelos mais famosos do Brasil, localizado dentro de um antigo engenho idealizado por Ricardo Brennand. Ele criou esse espaço para guardar um acervo de peças antigas e, atualmente, funciona como um museu, com diversas obras de arte, objetos de defesa e guerra, mobílias, etc.

2. Castelo Pedras Altas, Pedras Altas, Rio Grande do Sul

Construído entre 1909 e 1913, esse é um dos castelos brasileiros que seguem o estilo medieval tradicional da Europa. A construção foi um presente do diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil para sua segunda esposa, Lydia. Além disso, ela tem grande importância histórica, pois foi aqui que foi assinado o acordo que colocou fim na Revolução Gaúcha em 1923. Em 1999, ele foi tomado como Patrimônio Histórico e Artístico no Rio Grande do Sul.

3. Castelo Garcia D’Ávila, Praia do Forte, Bahia

A obra foi erguida em 1551, por Garcia D’Ávila, filho de Tomé de Sousa, o primeiro governador geral do Brasil. Mas, em 1835, com a extinção do regime dos morgados, ele foi abandonado, tornando-se uma grande ruína, sendo que em 1938 foi tombado pelo Iphan. Atualmente, o espaço pode ser visitado pelos turistas, sendo uma propriedade particular mantida pela Fundação de mesmo nome.

4. Castelo do Batel, Curitiba, Paraná

Construído pelo cafeicultor Luiz Guimarães, o castelo foi inspirado em um castelo francês da região do Vale do Loire, finalizado em 1928. Já no ano de 1974, ele foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná. Nos últimos anos, a construção foi restaurada e ampliada, permitindo a recuperação do castelo original e sendo utilizado principalmente para eventos sociais e empresariais.

5. Castelo Mourisco, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

O Castelo Mourisco da Fiocruz, foi idealizado pelo cientista Oswaldo Cruz, projetado em 1905 pelo arquiteto português Luiz Moraes Junior, com estilo neomourisco. Ele é dividido em 5 pavimentos e abriga o Instituto Soroterápico Federal, responsável por produzir vacinas e ações para a saúde pública do Brasil. Mas, além de funcionar como centro de ciência, o local pode ser visitado, com ambientes como a Biblioteca de Obras Raras e o Museu da Vida da Casa.

6. Château Lavace, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Idealizado pelo uruguaio Juan Carrau, o castelo foi concluído em 1978, recriando o ambiente de um monastério espanhol. No ano de 2001, ele foi adquirido pela família Basso, que transformou o lugar em uma atração turística e vinícola. Além disso, também se tornou um centro de eventos.

7. Castelo Belvedere, Treze de Maio, Santa Catarina

A construção foi iniciada em 199 e levou 11 anos para ficar pronta. Uma parte funciona como capela e a outra serve como residência para o padre Nivaldo Ceron, que foi o responsável por projetar o castelo. Tanto o jardim como a capela podem ser visitados pelo público.

8. Castelo de Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro

Lucio Costa, o arquiteto que participou da construção de Brasília, foi o responsável por projetar esse castelo. Localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, ele tem um toque medieval e atualmente funciona como um centro de eventos para casamentos, aniversários e festas. Além disso, também é possível ficar hospedado no local, desfrutando de uma estrutura impecável, com quartos dignos da realeza, restaurantes, piscinas, etc.

9. Castelo Furlani, Pederneiras, São Paulo

O castelo começou a ser construído em 1911 por Fausto Furlani, um engenheiro austríaco que veio para o Brasil e adquiriu o terreno na cidade de Pederneiras. O cimento para construção foi importado da Alemanha e as telhas de Marselha, na França. O local não é aberto à visitação e atualmente pertence aos herdeiros da Família Furlani.

Então, agora que você conhece mais sobre alguns dos principais castelos brasileiros, já pode criar sua lista e anotar quais deseja conhecer em suas próximas viagens. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim poderá curtir ao máximo seus dias de descanso, explorando os castelos mais incríveis do país.

Mahatma Amaral

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =